segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Reflexões sobre o ProfEPT e a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas de Fernanda Faustino Nogueira Nunes



Fernanda Faustino Nogueira Nunes possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pelo Centro Universitário de Formiga (2003). Atualmente, ela atua como Técnico-Administrativo em Educação no cargo de Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio. Com experiência na área de Ciência da Informação, Fernanda trabalha com temas como educação, metodologia, divulgação, biblioteca, ensino, aprendizagem e comunicação. Egressa do ProfEPT no IFTM, ela participou da segunda turma do programa. 

Na entrevista a seguir, Fernanda traz uma perspectiva sobre os desafios e benefícios do Mestrado, contribuindo com importantes reflexões sobre o ProfEPT e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

_____________________________

Como você descreveria sua experiência pessoal no ProfEPT e quais foram os principais benefícios que você observou em sua atuação como Bibliotecária-Documentalista no IFTM Campus Patrocínio?

Minha experiência pessoal no ProfEPT foi extremante positiva. Minha entrada se deu pela Avaliação Nacional, que contemplou questões fechadas e prova discursiva. Me preparei muito, li todos os textos, fiz fichamento, enfim, minha entrada no mestrado aconteceu bem antes da efetivação da matrícula, pois havia tentado o Processo Seletivo no ano anterior, além de cursar disciplina isolada no Mestrado. Enfim, o contato com os textos já foi uma preparação para o que viria. O fato de não ter exigido a escrita do projeto, foi louvável, pois como bibliotecária, ainda não tinha um objeto de pesquisa definido. Assim que meu orientador me apresentou um tema e fomos conversando para alinharmos as ações, vi o quanto o projeto traria uma experiência profissional única, que me permitiu sair dos muros da biblioteca e, ao mesmo tempo protagonizar a importância desse setor para a instituição.

Quais desafios você enfrentou durante o curso do ProfEPT e como conseguiu superá-los? 

Os maiores desafios foram as viagens para cursar as disciplinas, e a necessidade de me distanciar da família todas as semanas. Quando iniciei o curso, minha filha estava com 4 anos, e o fato de eu e meu esposo não termos ponto de apoio e família perto, gerava muito angústia. Mas sabia que esse tempo findaria logo e era certo que em breve os frutos seriam colhidos. Senti um pouco de dificuldade também durante a escrita do projeto, mas meu orientador era muito presente, o que me deixava mais tranquila sempre quando devolvida os textos lidos.

De que maneira o ProfEPT contribuiu para o desenvolvimento das suas habilidades e conhecimentos na sua área de atuação? 

Minha área de atuação é bem específica e técnica. Fiz bacharelado e o curso não forneceu bases teóricas sobre o campo da educação, quiçá da educação profissional. Dessa forma, o ProfEPT contribuiu muito para minha compreensão acerca da Educação, o contexto histórico e sobretudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, onde atualmente desenvolvo minhas atividades profissionais.

Como você percebe o impacto da formação continuada¹ do ProfEPT na sua Instituição de origem e no desenvolvimento dos processos administrativos e pedagógicos? 

Há legislações específicas que tratam sobre a necessidade de atualização continuada para os servidores que atuam nos diversos setores das instituições de ensino. Desse modo, para além da melhoria da remuneração dos Técnicos Administrativos da Educação, fulcro da Lei 11091 que regulamenta e estrutura a carreira, o ProfEPT preenche uma lacuna e aproxima essa categoria do fazer pedagógico, atividade fim dos Institutos Federais. Ademais, o fato de se obter a capacitação no campo da Educação Profissional e Tecnológica aproxima os Técnicos Administrativos mais ligados às áreas administrativas e gestão com as realidades difundidas desse campo de atuação.

Quais melhorias você sugere para o ProfEPT a fim de atender melhor às necessidades dos Técnicos-Administrativos em Educação? 

Sugiro ampliar as discussões sobre o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, no interior das disciplinas, buscando acréscimo e reformulação dessas em consonância com a realidade da área do Mestrado. Sugiro também que a Coordenação organize encontros virtuais para troca de experiências entre alunos e egressos. Isso possibilitaria um crescimento da Rede como um todo.

Você tem alguma mensagem ou conselho para os TAEs que estão considerando participar do ProfEPT ou de outros programas de Mestrado? 

O ProfEPT é um mestrado muito interessante, pois possibilita a interação com ingressantes de diversas áreas. Recomendo o ProfEPT para os Técnicos que desejam cursar um mestrado profissional e que oportuniza o aprofundamento sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Ademais, o ProEPT é um mestrado que direciona para o desenvolvimento de Produtos Tecnológicos inovadores, sendo que isso contribui para a melhoria dos processos dos servidores em suas ocupações.

_____________________________

As reflexões apresentadas por Fernanda nos proporcionam uma excelente visão sobre sua trajetória e os impactos do ProfEPT na sua carreira e na Educação Profissional e Tecnológica. Somos imensamente gratos por ela compartilhar suas experiências, desafios e sugestões valiosas para o aprimoramento do programa e para o desenvolvimento dos profissionais da área.

Reforçamos a importância do conhecimento em EPT, especialmente para servidores de instituições de ensino. Aprofundar-se nesse campo é essencial para promover inovações e melhorar processos administrativos e pedagógicos.

Aos leitores, nosso agradecimento e o convite para continuarem acompanhando nossas publicações. Um abraço, até a próxima!

_____________________________

1 - A escolha pela nomenclatura "formação continuada" se deu com base nos documentos institucionais, na bibliografia pesquisada e no regulamento do programa. Conforme o item I, do Art. 3º do regulamento, um dos objetivos do ProfEPT é "atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, a fim de desenvolver atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionadas à EPT, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à melhoria do ensino e à inovação tecnológica." (IFES, 2023)


INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Regulamento Geral - 2023. Disponível em:  https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16478-regulamento2023. Acesso em: 05 ago. 2024.

Pinterest - EPT e TAEs: Inspiração em Imagens