Minhas publicações

Bem-vindo à página "Minhas Publicações". Aqui, compartilho alguns dos meus trabalhos acadêmicos para promover o diálogo e o compartilhamento de conhecimento. Confira abaixo algumas das minhas contribuições:


1 - Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Pandemia da COVID-19: Relato de Experiência

  • Neste artigo, apresento um relato de experiência sobre o estágio supervisionado do curso de Pedagogia nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19. Discuto os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para garantir a continuidade das atividades educacionais neste contexto excepcional. Leia o artigo completo aqui

2 - O Trabalho Remoto dos Técnicos Administrativos em Educação no IFTM Campus Patrocínio durante a Pandemia da COVID-19: Desafios e Possibilidades


  • Este capítulo, constante em um e-book, aborda os desafios e as possibilidades enfrentados pelo trabalho remoto dos técnicos administrativos em educação no IFTM Campus Patrocínio durante a pandemia da COVID-19. Analiso as experiências vivenciadas, destacando as dificuldades encontradas e as soluções propostas para manter a eficiência e a qualidade do trabalho em meio às restrições impostas pela crise sanitária. Acesse o capítulo completo na página 148 do e-book

3 - Ações dos TAEs do IFTM Campus Patrocínio durante o trabalho remoto na Pandemia da Covid-19 para manutenção da qualidade do ensino


  • Veja como os Técnicos Administrativos em Educação do IFTM Campus Patrocínio mantiveram a qualidade do ensino durante a pandemia e os desafios enfrentados. Acesse aqui


4 - Virtualização de processos sob a ótica de dimensões da sustentabilidade 


  • Saiba como a digitalização dos processos no Poder Judiciário e na Administração Pública Federal impulsionou a sustentabilidade ambiental e a eficiência governamental. Acesse aqui

5 - Educação Profissional e Tecnológica em Foco: o ProfEPT e sua contribuição para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM - Dissertação de mestrado


  • Esta pesquisa analisou a percepção dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) sobre a formação continuada promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O estudo investigou como essa formação impacta as práticas administrativas e pedagógicas dos participantes, contribuindo para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados indicam que o ProfEPT aprimora o desenvolvimento técnico, interpessoal e reflexivo dos TAEs, embora desafios como a conciliação entre trabalho e estudo e o reconhecimento institucional das competências adquiridas ainda precisem ser superados. Acesse aqui

6 - A formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM: contribuições para o apoio ao ensino e fortalecimento do ambiente educacional

  • Neste artigo, analisamos a atuação dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) nas Instituições Federais de Ensino, com foco nas políticas de formação continuada implementadas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A pesquisa reflete sobre a importância dessas ações formativas para o desenvolvimento profissional dos TAEs, sua integração às dimensões administrativa e pedagógica, e sua contribuição para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Acesse aqui


Espero que aprecie a leitura e que essas publicações contribuam para enriquecer o seu conhecimento sobre os temas abordados. Fique à vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou comentário.

Pinterest - EPT e TAEs: Inspiração em Imagens