O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) anuncia a abertura do Exame Nacional de Acesso (ENA) para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme o edital nº 01/2024. O ProfEPT, reconhecido pela Capes/MEC e oferecido em rede nacional, tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais, promovendo pesquisas e desenvolvendo produtos educacionais voltados à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Inscrições prorrogadas até - 10/01/2025
Sobre o programa
O curso busca integrar o conhecimento acadêmico à prática profissional, com foco em formar mestres capazes de atuar na educação técnica e tecnológica. As pesquisas desenvolvidas estão organizadas em duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - Foca no desenvolvimento curricular e práticas pedagógicas, abordando temas como Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, relações étnico-raciais, questões de gênero e inclusão de pessoas com deficiência.
Linha 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT - Explora a concepção e organização dos espaços pedagógicos e suas memórias históricas, enfatizando a integração do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico.
Vagas reservadas para servidores da Rede Federal
Dentre as 656 vagas ofertadas, 50% são reservadas para servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro I
Ampla Concorrência
Desde o edital de 2023, o ProfEPT implementou novos critérios para as vagas destinadas à ampla concorrência, que permanecem válidos para o processo seletivo de 2024. Agora, os candidatos devem comprovar experiência recente (entre os anos de 2023 e 2024) em atividades de ensino ou gestão pedagógica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tanto em espaços formais quanto não-formais.
Os candidatos da ampla concorrência devem atender aos seguintes requisitos:
Experiência mínima comprovada de um semestre completo (6 meses) ou 80 horas totais em práticas de ensino ou gestão pedagógica na área de EPT.
Áreas de atuação aceitas:
- Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional.
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).
- Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação).
Espaços não-formais aceitos incluem ONGs, organizações sociais e outras instituições que comprovadamente atuam na formação de trabalhadores.
A comprovação deverá ser feita no ato da matrícula, com documentos autenticados que detalhem a atuação profissional.
Vagas para o IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico
O IFTM disponibiliza 16 vagas para o processo seletivo 2024.
Inscrição e taxa
As inscrições serão realizadas exclusivamente online por meio do site https://profept.ifes.edu.br, onde também estará disponível o edital completo.
- Período de inscrições: Consultar o cronograma no edital.
- Taxa de inscrição: R$ 160,00 (com possibilidade de isenção para candidatos que se enquadrem nos critérios do edital).
Conclusão do mestrado
O curso tem duração de até 24 meses, durante os quais o mestrando deve desenvolver um produto educacional e apresentar uma dissertação. Além disso, será necessário submeter um artigo ou capítulo de livro em coautoria com o orientador.
Aproveite esta oportunidade para expandir suas competências e contribuir para o avanço da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é essencial! Deixe seu comentário ou sugestão e ajude a enriquecer o Mural.