As instituições federais de ensino dependem diretamente da atuação dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e institucionais. Conforme argumenta Dambrowski (2016), toda ação realizada nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da assistência conta, de forma direta ou indireta, com a participação desses profissionais. Essa constatação demonstra que os TAEs não apenas viabilizam o funcionamento administrativo das instituições, mas também contribuem ativamente para a consolidação das práticas educacionais.
Diante dessa realidade, minha pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a contribuição do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação. Desenvolvida no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a investigação buscou compreender de que forma a qualificação desses profissionais impacta as práticas institucionais e favorece a melhoria das políticas educacionais. Além disso, o estudo analisou as potencialidades e limitações do ProfEPT enquanto espaço formativo voltado a esse segmento profissional.
Os resultados evidenciam que a formação continuada dos TAEs é um fator essencial para a melhoria da gestão educacional e da qualidade dos serviços prestados nas instituições federais de ensino. No entanto, também apontam desafios relacionados à valorização desses profissionais e ao reconhecimento da relevância de sua qualificação para o funcionamento institucional. A pesquisa reforça a necessidade de ampliar o debate sobre a inserção dos TAEs em programas de pós-graduação e sobre o impacto dessa formação no desempenho das atividades acadêmicas e administrativas.
Convido você a acessar a pesquisa intitulada "Educação Profissional e Tecnológica em Foco: o ProfEPT e sua contribuição para a formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM", disponível no Repositório Institucional do IFTM.
(ACESSE AQUI)
📖 Boa leitura e ótimas reflexões!
Referência
DAMBROWSKI, Daniel. A reorganização do trabalho nas universidades federais: a proposta da UFSC. 2016. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalh
oConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6284873. Acesso em: 19 fev. 2025.
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