segunda-feira, 22 de julho de 2024

Edital Aberto para o Mestrado Profissional em Educação Tecnológica no Campus Uberaba - 2024/2

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou o Edital N° 2/2024/COPESE-URA para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, no Campus Uberaba, para o segundo semestre de 2024.




Vagas e Inclusão

Serão oferecidas 21 vagas, distribuídas conforme a disponibilidade das linhas de pesquisa e de cada professor orientador. Do total de vagas, 20% são destinadas a candidatos autodeclarados negros, quilombolas ou indígenas, e 5% a candidatos com deficiência. Os demais candidatos poderão se inscrever nas vagas de ampla concorrência.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM, que inclui os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica, foi aprovado pela CAPES em 11 de abril de 2014. Este programa representa um salto significativo na qualidade do desenvolvimento educacional local e regional. Seus principais objetivos são:

  • Formar profissionais qualificados em Educação Tecnológica.
  • Transferir conhecimentos para a sociedade.
  • Atender demandas específicas de arranjos produtivos com foco no desenvolvimento nacional, regional e local.
  • Promover a prática profissional avançada e transformadora.
  • Expandir as atividades de educação de nível stricto sensu através da difusão da ciência, tecnologia e inovação no âmbito da Educação Profissional.

Organização e Linhas de Pesquisa

Os cursos de Mestrado e Doutorado estão organizados em torno da área de concentração "Educação Tecnológica, Inovação e Trabalho" e são desdobrados nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica: Investiga as mudanças tecnológicas globais, o trabalho e suas implicações educacionais, além dos processos formativos em instituições educacionais e empresariais.

  2. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais: Analisa as possibilidades e desafios da educação em um contexto de inovação tecnológica, com foco na construção do conhecimento, aprendizagem colaborativa e o papel do professor.

  3. Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional: Estuda o impacto das políticas públicas na gestão das organizações de educação tecnológica e profissional, destacando o papel do Estado e a democratização do espaço escolar.

Perfil do Profissional

O curso visa formar profissionais com conhecimentos em Pesquisa Científica, Ciências da Educação, Educação Profissional, Tecnologias e Inovação Tecnológica, capacitando-os para atuar em instituições de ensino, empresas ou organizações públicas e privadas. Esses profissionais estarão aptos a participar de grupos de pesquisa e produzir conhecimentos aplicados à educação tecnológica.

Organização Curricular

  • Mestrado: 48 créditos, equivalentes a 720 horas-aula.
  • Doutorado: 60 créditos, equivalentes a 900 horas-aula.

Para mais informações, acesse o edital completo e a página do curso através dos links abaixo:

Venha fazer parte dessa jornada de inovação e transformação na Educação Tecnológica!

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