A utilização de ferramentas digitais tem se mostrado uma poderosa aliada para os profissionais da educação, tanto em atividades administrativas quanto acadêmicas. A linha de pesquisa 1 do ProfEPT, "Práticas Educativas em Educação Profissional Tecnológica", aborda essa temática, fundamentando as práticas educativas e o desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) através de estratégias transversais e interdisciplinares. O objetivo é proporcionar uma formação integral e significativa para os estudantes, fundamentada no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais.
Essa linha de pesquisa considera a Educação de
Jovens e Adultos, Indígena, Étnico-Racial, Quilombola, do Campo, Questões de
Gênero e Educação para Pessoas com Deficiências (PCD) e suas relações com o
mundo do trabalho. A disciplina obrigatória "Práticas Educativas em
Educação Profissional Tecnológica" analisa fundamentos da organização dos
trabalhos pedagógicos na EPT, tendências de ensino e aprendizagem, gestão de
sala de aula, projetos pedagógicos e métodos de planejamento, enfatizando a
aprendizagem dialógica e a criação de um ambiente inclusivo.
Breve contexto
sobre Práticas Educativas
As práticas educativas envolvem ações e projetos
que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e promovem o desenvolvimento
integral dos participantes. As bem-sucedidas são aquelas que geram aprendizagem
e desenvolvimento humano, pois contribuem para a expansão de afetos alegres que
potencializam mentes e corpos humanos a agirem com compromisso social. Em
outras palavras, uma prática educativa bem-sucedida é aquela que colabora para
que os alunos se tornem mais humanos do ponto de vista sócio-histórico,
afetando-os de maneira positiva e aumentando a potência de ser e agir tanto do
professor quanto do aluno (Marques; Carvalho, 2017).
A necessidade de competências tecnológicas para os profissionais da Educação
Os profissionais da educação precisam desenvolver
competências relacionadas ao conhecimento e uso de tecnologias educacionais ao
longo de sua formação, principalmente devido à sua presença constante na
sociedade atual. É essencial que os educadores estejam preparados para integrar
essas tecnologias em suas práticas pedagógicas, maximizando o potencial de
aprendizagem dos alunos.
No contexto do ProfEPT no IFTM, a VI turma, orientada pelo Prof. Dr. Luis Augusto da Silva Domingues, explorou diversas atividades práticas, como resenhas, confecção de projetos e planos de aula, organização de seminários, e a utilização de ferramentas digitais como meio de abordagem do ensino-aprendizagem. Dentre elas o Padlet.
Discentes da linha de pesquisa 1 do ProfEPT, "Práticas Educativas em Educação Profissional Tecnológica" - VI turma ProfEPT - IFTM
Padlet: uma ferramenta digital colaborativa
O Padlet é uma ferramenta digital que permite a
construção de murais virtuais, colaborativos e gratuitos, onde os usuários
podem curtir, comentar e avaliar as postagens de materiais publicados, além de
compartilhar esses murais para visualização ou edição. Ferramentas como o
Padlet, que possuem características colaborativas, permitem a interação entre
os sujeitos, difundindo ideias, cultura e democratizando as informações. Essas
ferramentas contribuem para potencializar os processos formativos no
ciberespaço (Silva; Lima, 2018).
Exemplos de uso do Padlet
Durante as aulas da VI turma do ProfEPT no IFTM, o Professor Luis Augusto, após uma excelente abordagem conceitual sobre a utilização de ferramentas digitais, conduziu a exploração prática do uso do Padlet na disciplina 'Práticas Educativas em Educação Profissional Tecnológica'. Alguns exemplos incluem:
- Como as novas tecnologias podem contribuir na aprendizagem?
- Quais cuidados os professores devem tomar quanto ao uso das
tecnologias?
- De que forma o uso das tecnologias educacionais pode mudar a
educação?
Esses exemplos ilustram como o Padlet pode ser
utilizado para promover a interação entre alunos e professores, facilitando a
troca de ideias e a construção colaborativa do conhecimento. Além disso,
ferramentas digitais como o Padlet podem auxiliar os profissionais da educação
em diversas situações, tanto administrativas quanto pedagógicas, tornando as
atividades mais dinâmicas e eficientes.
Interessante, não
é? Aprenda a criar e utilizar um Padlet
Passo 1: Acesse o Site do Padlet
- Vá
para www.padlet.com e
faça login ou crie uma conta gratuita.
Passo 2: Crie um Novo Padlet
- Após
fazer login, clique em “Make a padlet” ou “+” no painel principal.
- Escolha
o formato que melhor se adapta às suas necessidades.
Passo 3: Personalize seu Padlet
- Dê
um título e uma descrição.
- Personalize
o fundo, a disposição dos posts e adicione um ícone.
- Configure
as opções de privacidade.
Passo 4: Adicionar Conteúdo
- Clique
no botão “+” no canto inferior direito para adicionar postagens.
- Adicione
textos, imagens, links, vídeos, arquivos, etc.
Promova permissões,
engajamento, interação, colaboração a atualização
- Após configurar seu Padlet, clique em “Share” e copie o link para compartilhar.
- Configure as permissões de edição para permitir que outros contribuam.
- Faça
perguntas abertas e convide os participantes a compartilharem suas
opiniões e experiências.
- Incentive o uso de comentários e reações às postagens.
- Organize atividades colaborativas, como sessões de ideias criativas, debates e projetos de grupo.
- Mantenha
o Padlet atualizado com novos conteúdos e tópicos de discussão.
A integração de ferramentas digitais como o Padlet
pode transformar a dinâmica educacional, oferecendo aos TAEs e demais
profissionais da educação um meio eficaz de melhorar suas práticas pedagógicas
e administrativas. Com a adoção dessas tecnologias, é possível promover um
ambiente mais interativo, colaborativo e inclusivo, refletindo diretamente na
qualidade do ensino e na gestão educacional.
Fique atento às próximas postagens do "Mural
de ideias afins em educação profissional e tecnológica", onde
continuaremos a explorar temas relevantes para a EPT e o desenvolvimento
profissional dos TAEs.
Referencial
MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; CARVALHO, Maria Vilani Cosme
de. Prática educativa bem-sucedida na escola: reflexões com base em LS Vigotski
e Baruch de Espinosa. Revista Brasileira de educação, v. 22, n. 71, p. e227169, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-22-71-e227169.pdf.
Acesso em: 01 jul. 2024.
SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Souza de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Revista novas tecnologias na educação, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051/49407. Acesso em: 01 jul. 2024.
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